quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O Menino que Gritava Lobo!


Para quem não conhece: O Menino que Gritava Lobo conta a estória de um pequeno pastor de um rebanho de ovelhas. Todos os dias o menino era obrigado a ir sozinho levar o rebanho para pastar. Cansado de ficar sozinho e entediado com o trabalho, um belo dia o menino resolveu gritar "Socorro!! Socorro!! Um lobo!! Um lobo!!" Os trabalhadores da vila saíram correndo ao socorro do menino. Ao chegarem lá, não havia lobo e o menino se escangalhava de rir, pois tinha enganado a todos. O ocorrido se repetiu durante dias, até que um dia realmente apareceu um lobo. O bicho era enorme e parecia estar morto de fome. O menino então gritou com todo o ar dos seus pulmões: "Socorro!! Socorro!! Um lobo!! Um lobo!!" Desta vez ninguém acreditou...

Não preciso contar o resto... Eu crescí ouvindo esta e muitas outras estórias. Bem cedo aprendí o peso das mentiras. Aprendí outras coisas também, mas estas ficam para uma outra hora.

A verdade é que as pessoas mentem. Todo mundo mente. As vezes é uma mentirinha boba... "Essa blusa ficou linda em você"... apenas para agradar e levantar a auto-estima de alguém. As vezes mais grave... "Eu ví o cara da faxina mexer na sua gaveta"... para incriminar alguém e/ou livrar a própria pele. Mas o fato é que em algum momento todo mundo já mentiu.

Sendo assim, alguns diriam que a mentira tem perdão, quando ela é pelo mais nobre motivo. Mas acreditar que os fins justificam os meios não seria demasiadamente maquiavélico (em todos os sentidos)? Que mentira boa é essa se quando percebida causa decepção, mesmo que por um curto segundo? Se foi a primeira vez, então na próxima também pode acreditar? E se não foi a primeira nem a segunda? Quando é que se sabe o limíte?

As vezes na vida a gente quer muito acreditar em alguma coisa. As vezes queremos tanto, que acabamos mentindo para nós mesmos. Sim, todo mundo mente... mas quando essa mentira se repete mais de uma vez, certamente existe um menino lá dentro dessa pessoa gritando "Um lobo!! Um lobo!!"

Para uns eu digo: Antes de começar a mentir para sí mesmo, determine o limíte. "A pior mentira não é aquela que nos contam, mas sim a que contamos para nós mesmos"
Para outros: Seja sincero com sí própio e não alimente ilusões na cabeça dos outros. Mesmo que por um "bom" motivo. Um dia suas boas mentiras podem perder credibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário